Pesquisar na Lua da Ana...

30 de maio de 2006

Parabéns Principezinho!


A edição Francesa do Principezinho, do escritor Antoine de Saint Exupéry, completa 60 anos este ano, mantendo a marca do livro mais traduzido da história da literatura, além de ser uma referência para crianças e adultos em todo o mundo.
Já foi publicado em 160 linguas ou dialetos, do aranês (dialeto falado em Espanha) o amazigh (Berbere). A última língua a conhecer as aventuras do Pequeno Principe foi o xhosa, uma das 11 linguas oficiais da África do Sul.

Para mim, tem um lugar muito especial no meu coração. É uma espécie de livro "sagrado". De cada vez que o abro, a interpretação da leitura faço-a de uma maneira diferente. Às vezes parece que é ele que me está a dar conselhos...

Tenho um exemplar, muuuuito especial, foi a minha Avó Nia que me deu, não me lembro bem quando (esta até é daquelas que tenho pena de não me lembrar), mas posso dizer que é tão especial que não o empresto.
Gosto tanto dele! daquele mesmo... do amarelo da capa, do cheiro das folhas, das paginas que se começam a soltar da encadernação...
gosto tanto dele que até foi poupado ao turbilhão que levou as minhas coisas para uma garagem húmida durante quase 1 ano (e que bom foi poupá-lo... perdi algumas coisas importantes...)... gosto tanto dele.... por tudo!


... porque me acompanha e porque aquele menino de cabelos louros e as coisas que ele me diz são um bocadinho como as palavras da minha Avó Nia que os meus 12 anos guardaram para sempre!

3 comentários:

Anónimo disse...

a avó Nia q eu ñ conheci... e q tenho muita pena mesmo ... mas q adoro, por tudo o q ela te ensinou, plas alegrias q te proporcionou, plas lições de vida q te deu, plo brilhozinho nos teus olhos de cada vez q falas dela, foi com certeza uma grande Mulher.
Obrigada avó Nia, por tudo, mas tb pla grande mulher q ajudaste a formar e q hoje eu me orgulho de dizer q é minha amiga.
Uma pessoa mt especial ofereceu-me esse grande livro...um novinho em folha...pq há coisas q nunca se emprestam!

Anónimo disse...

Tão bom ler estas tuas palavrinhas sobre a Nia...sobre o Principezinho....
Sabes Ana, que tb para mim são duas grandes referências??
A tua avó foi das pessoas que mais amei conhecer! Tantas confidências q lhe fiz..tantos conselhos q me deu..tanto que me ajudou num periodo dificil de grande desamor!...Era FANTÁSTICA!!!!
Qd penso no que gostaria de ser como AVÓ, penso sempre nela e em como gostaria de ser SÓ um bocadinho parecida com ela...
E quanto ao intemporal principezinho...bem, tenho dois livros como referência, e que folheio regularmente: um, é a "Invenção do Amor", de Daniel Filipe, o outro, é esse mesmo, O PRINCIPEZINHO!

Anónimo disse...

Olha querida, com o correr da prosa esqueci-me de me identificar!
Sou a TIA GUIDA já se vê!